Outubro 2025

De Adapter
Revisão de 20h45min de 2 de dezembro de 2025 por Philip.alves (discussão | contribs) (→‎Integração NFCOM)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

AUTENTICAÇÃO

COMERCIAL

Tempo para reprovisionamento

Para possibilitar o ajuste no tempo de reprovisionamento da ONU em casos de falha por algum motivo, foi criado a chave de configuração TEMPO_MINIMO_REPROVISIONAR_ONU_APLICATIVO_TECNICO (modulo comercial) onde deverá ser setado o tempo mínimo (em segundo) entre uma tentativa e outra de provisionamento da ONU.

Tempo reprovisionamento

Caso o valor da chave esteja vazia será levado em consideracao 300seg (5minutos) entre um provisionamento e outro.


Alteração Wi-fi - ONU Parks

Desenvolvido método de alteração das informações de wi-fi do equipamento ONU Parks onde a alteração é realizada por API REST.

Para possibilitar a alteração das informações de wi-fi via tela de gerenciar conexões através de API, foi criado um novo tipo de integração referenciando a nova tabela TB_GerenciadorDispositivoIntegradora a partir dela deverão ser pré-configurados a integradora (em modulo integração Integração-> Integradoras), as URLs de autenticação (em modulo integração ->Integração ->URLs de autenticação) e URLs (em modulo integração->Integração-> URLs ) e as ações que realizarão a interação na integradora ( em modulo integração-> Integração ->Ações de integradoras de gerenciador dispositivo)


Tipo integração gerenciador de dispositivo


Integradora dispositivo


Endpoint de envio para API


Ação integradora

OBS: para mais detalhes consulte disponibilidade e configuração com suporte técnico .


Para utilização da funcionalidade ainda será necessário configurar a chave de configuração (modulo comercial) ID_INTEGRADORA_GERENCIADOR_DISPOSITIVO e a permissão ALTERAR DADOS WIFI - CL95, quando configuradas ficará habilitado o botão "Alterar Wifi"

Geranciar conexões


Foi criado também a nova flag "Utiliza gerenciador de dispositivos" no cadastro de fornecedores de equipamento (em Comercial-> Tabelas de apoio-> Fornecedor de Equipamento-> Cadastro)

Cadastro fornecedor de equipamento


Regra:

Caso a permissão e chave mencionada estejam ativa/preenchida e o modelo de fornecedor esteja com a flag "Utiliza gerenciador de dispositivos" marcada, a alteração de informações do wi-fi só será possível pelo botão "Alterar WIFI" onde realizará interação na integradora previamente cadastrado. Os campo SSID Wifi e Senha Wifi estarão desativados para edição;

Caso a permissão e chave mencionada estejam ativa/preenchida e o modelo de fornecedor esteja com a flag "Utiliza gerenciador de dispositivos" desmarcada, os campo SSID Wifi e Senha Wifi estarão liberados para edição;

Caso a permissão e chave mencionada estejam desativada/sem preencher, os campo SSID Wifi e Senha Wifi estarão liberados para edição;

FINANCEIRO

Senha em fatura

Para a funcionalidade foi criado a chave de configuração (em modulo financeiro) “SENHA_PDF_FATURA” (valor 0 ou 1).


Chave de configuração


Caso esteja com valor = 1 todos os envios de faturas no sistema web ou através de rotinas terão o arquivo gerado (.PDF) criptografado com senha, de modo que utilizará os 5 primeiros dígitos do CPF/ CNPJ.

O processo de envios de faturas seja através do sistema web ou através de rotinas não sofreu alterações, desta forma, estando com a chave “SENHA_PDF_FATURA” configurada com valor =1, após a realização do envio da fatura, ao tentar abrir a fatura será solicitado a senha para abertura:


Abertura fatura com senha


Novos fields para termo de inativação

Foram criados novos fields para retornar a informação de DataInativacaoTemporariaInicio e DataInativacaoTemporariaFim nos modelos de contrato :inativacaoTemporariaInicio e inativacaoTemporariaFim

Obs: para implementação consulte suporte técnico.

INTEGRAÇÃO

Integração NFCOM

A NFCom (Nota Fiscal de Comunicação) é um novo modelo de nota fiscal eletrônica criado para substituir documentos fiscais usados por empresas de telecomunicações e comunicação, como telefonia, internet e TV por assinatura. Atualmente os modelos 22 e 21. Ela foi desenvolvida para padronizar, modernizar e facilitar a emissão e o controle dessas notas, utilizando um formato eletrônico semelhante ao da NF-e (Nota Fiscal Eletrônica de produtos).

Com a NFCom, os dados são transmitidos em tempo real à Sefaz (Secretaria da Fazenda), garantindo mais transparência, segurança fiscal e integração entre sistemas.

Configurações:

Permissões de usuário: Para emissões no Adapter o usuário irá precisar da permissão GERAR NOTAS FISCAIS ELETRONICAS - NF07 atribuída ao seu perfil;

Finalidade de emissão de notas: Cadastrar seguindo a codificação oficial do Portal da Nota Fiscal Fatura de Serviço de Comunicação Eletrônica - SVRS (https://dfe-portal.svrs.rs.gov.br/Nfcom/Servicos)


Finalidade emissão de nota


ATENÇÃO: Os registros dessa tabela NÃO devem ser alterados a menos que haja publicação de portaria da Sefaz, instrução normativa ou algo que o valha solicitando ajuste.

Cadastro de cidades: deverá ter informado obrigatoriamente para os municípios os campos : Nome da Cidade no IBGE, Código Cidade no IBGE e Código da UF no IBGE.

Classificação fiscal: para informar o tipo de item, possui codificação oficial do convenio 115 mas será enviado na integração da NFCom.

Motivo de contestação: a funcionalidade de contestação de valores será explicada mais adiante, mas devemos deixar cadastrados os motivos de contestação de acordo com tabela oficial da Confaz.

Natureza da receita PIS/COFINS: com registros oficiais para vinculo no cadastro de composições.

CST PIS/COFINS: códigos de situação tributária de itens com registros oficiais para vinculo no cadastro de composições.

Modelo de notas fiscais: Será necessário realizar o cadastro de um novo modelo de notas fiscais com os seguintes parâmetros a serem observados para NFCom.

  • Código do modelo: 62
  • Série :1
  • Pode cancelar fora do período: não marcar
  • Integrada: SEFAZ
  • Integradora: informar quem será a emissora cadastrada mais adiante no módulo integração
  • Incidência de impostos: informar cada imposto e respectivas alíquotas para o modelo

COMPOSIÇÕES FISCAIS:

Deverão ser cadastradas observando os seguintes campos regulamentados pela NFCom.

Cadastro de composição

Pagina principal – mantêm os dados atuais sem alterações relevantes

Dados fiscais – Gerais: Possui campos importantes para emissão da NFCom e deverão ser preenchidos com dados corretos para cada campo

  • Modelo de nota fiscal: NFCom
  • Grupo composições fiscais: Agrupador utilizado para emissão da fatura unificada no Adapter. As composições que compõe um determinado grupo terão o valor somado no campo da fatura conforme exemplo abaixo:


Fatura unificada


  • CFOP: pode ser informado na composição caso o item possua CFOP especifico, caso seja deixado sem informação, irá considerar para emissão da nota o CFOP informado no cadastro de clientes.
  • CNAE: não precisa ser informado para NFCom, apenas para notas eletrônicas de serviço (Prefeituras) NFSe
  • Tipo de serviço: tabela já utilizada na integração com o convenio 115, também conhecida como tabela de utilização, se trata de tabela oficial e não deve ser alterada no sistema.
  • Classificação fiscal: Está diretamente relacionada ao tipo de serviço selecionado no combo anterior, também se trata de tabela oficial registrada no convenio do ICMS 115 e será enviada nos itens de NFCom
  • Observação fiscal: informar caso haja. Será impressa no campo de informações complementares da NFCom.

Dados fiscais – Impostos Federais: deverão ser informadas as incidências de acordo com a natureza do serviço.

  • Natureza da receita - Informar de acordo com a tabela de receitas, em Telecom é usado geralmente os códigos 01 ou 11
  • Código de Situação tributária PIS/COFINS - Informar de acordo com o recolhimento dos impostos informados nas alíquotas no geral por exemplo:
   Se informado alíquota PIS/COFINS então código da situação será geralmente 01
   Se informado alíquota zero para PIS/COFINS código da situação será geralmente 08
Impostos federais

Dados fiscais – Impostos Estaduais: ICMS - Informar a alíquota se houver, se não houver incidência informar para NFCom opção OUTROS. Geralmente ao informar opção outros deve ser informada observação fiscal relativa a não contribuição para o serviço.

Dados fiscais - Impostos municipais Não há incidência uma vez que serviço de telecomunicações é tributado pelo estado e não pelo município


Imposto estadual ICMS


Importante

Como pode ser observado as incidências de impostos foram informadas ao cadastrar modelo de nota e também no cadastro da composição fiscal. As informações inseridas no modelo servem apenas de referencia para que o usuário não cometa erros ao realizar o cadastro das composições. Ao cadastrar uma composição onde a informação tributária for diferente do modelo da nota o usuário irá receber o alerta conforme no exemplo abaixo

Alerta ao salvar composição

No módulo integração iremos realizar o cadastro do tipo de integração Nota Fiscal Eletrônica, pois a mesma servirá para outros modelos de nota além a da NFCom

Obs: consulte disponibilidade da integração previa com suporte técnico.

Assim como para outras integrações, será necessário o cadastro prévio do Tipo de integração, Integradoras, Servidores de integração, certificados, Urls e Ações de integradora de nota fiscal para que realizem integração na plataforma de integração de notas fiscais.


Tipo integração

Cadastro empresa/responsável pela emissão da nota junto a Sefaz que está relacionada ao tipo, ou a Sefaz do estado onde será emitida a NFCom:


Integradora de notas
Cadastros de urls para a integracao
Ações para integração de notas fiscais

Rotina notas eletrônicas

Para realizar a integração das notas fiscais foi criado uma nova rotina que realizará o processo, a mesma deve ser apontada na chave de configuração (modulo integração) criada para NFCom.

Chave rotina para integração de NFCom

OBS: PARA CASOS ONDE A GERAÇÃO DE NOTAS É DE RESPONSABILIDADE DO SAP DO CLIENTE, ESTA ROTINA E INTEGRAÇÃO NÃO É APLICADA, para esse caso seguirá o processo com as rotinas de integração de faturamento e retorno de notas, onde serão adicionados novos dados referente a composição e fatura.

Ainda para integração foram criadas as spuBuscaNotaIntegracaoNFCom, spuBuscaItemNFCom as tabelas TB_NotaFiscalNFcom, TB_LogNotaFiscalNFCom.


PROCESSOS NFCOM

A emissão de notas fiscais integradas exige que o sistema mantenha uma certa integridade de dados obrigatórios na integração. Para realizar um monitoramento pro ativo e possibilitar ajustes diários em erros antes mesmo da emissão de notas fiscais integradas, foi criado no Adapter um painel validador da integridade das informações. Abaixo iremos detalhar as regras de funcionamento.

Os dados validados nesses painéis são cadastrais, e validam

  • Clientes que tiveram um contrato cadastrado nos últimos 90 dias
  • Todas as composições cadastradas
  • Possíveis impedimentos de emissão/integração da NFCom

Como se trata de um pré validador não é necessário que o cliente ou composição tenha faturamento e nota fiscal gerados para indicar possíveis problemas cadastrais.


Pré Validador fiscal


Integridade Cadastral

Responsável por pré validar os dados de clientes obrigatórios nas integrações e formatados por determinados padrões documentados nas secretarias municipais e de estado.

CPF/CNPJ: indica clientes com números de documento incorretos segundo as regras estabelecidas para a validade do campo

IE: verifica a inscrição estadual informada para os clientes da base e de acordo com o estado (UF) do cliente valida a mascara e quantidade de dígitos informados assim como a validade real da IE. Verifica para clientes pessoa física quem está como IE diferente de ISENTO.

Indicador IE: combinado ao IE irá validar se o indicador informado no cadastro do cliente está consistente com a IE informada.

  Indicadores IE validos:
  1 - Contribuinte do ICMS - se informado indicador 1 o campo IE deve estar obrigatoriamente preenchido e valido
  2 - Contribuinte Isento - deve ser preenchido com o literal ISENTO
  9 - Não contribuinte - não deve ser preenchido

CFOP: valida o CFOP informado para o cliente, deve ser respeitado o estado (UF) e tipo de pessoa (física e jurídica) e ainda se o campo está nulo ou em branco.

Endereço: valida o tamanho do nome do logradouro, segundo as regras não pode ser maior que 60 dígitos

Numero: não pode ser em branco e nem conter caracteres especiais

Cep: deve ter um número inicial de acordo com o estado (UF) do endereço do cliente segundo as regras do IBGE

Nome IBGE: nome da cidade precisa ser informado e respeitado os parâmetros idênticos ao IBGE (letras maiúsculas e minúsculas, acentos e etc.)

UF IBGE: não pode estar em branco e estar de acordo com a tabela de estados do IBGE

Telefone: não pode estar branco e precisa ter formato dentro da mascara esperada, não pode ter números repetidos seguidos

E-mail: precisa estar no formato padronizado, não pode ser branco, não pode conter caracteres especiais


Dados Fiscais

Impostos: possui uma serie de combinações para validar se os impostos configurados em uma composição fiscal estão corretos

Exemplo: PIS 1.65 exige COFINS 3.00 PIS 0.65 exige COFINS 7.60 ICMS 0 com modelo 21, 22 ou 62 exige tipo ICMS = OUTROS ICMS 0 fora dos modelos 21, 22 ou 62 exige tipo ICMS = ISENTO

Codificações: realiza uma validação previa das composições para combinar campos de códigos como CFOP, Natureza de operação PIS/COFINS etc.

Exemplo de erro: Tipo serviço = 2 COMUNICACAO DE DADOS Classificação Fiscal = 0101 - Assinatura de serviços de telefonia

Contábil: também realiza combinações para exigir o preenchimento de dados

Exemplo: ICMS 0 exige contas débito e crédito preenchidas Conta de Contrapartida Crédito obrigatória

Outros Campos

Total Erros: contabiliza o total de erros encontrados no cadastro de clientes.

Média Correções por dia: valida o dia atual e dias faltantes até o último dia do mês permitido para emissão de notas e divide o total de erros pelos dias faltantes

Exemplo Hoje: 03/07/2025 Último dia do mês para emitir notas: 31/07/2025 Diferença de dias: 28 dias Total de erros: 635 Média de correções por dia: 23

Risco: Valida o dia atual, quanto mais próximo do último dia de emissão das notas e mais erros possuir maior o risco contabilizado pois pode não haver tempo hábil de efetuar as correções.

Outras Funcionalidades

Ao clicar sobre cada tipo de erro no painel o sistema irá baixar um arquivo Excel com os dados daquele widget

Exemplo:

Validador erros

Ao clicar sobre o numero 6 irá apresentar o relatório para analise de todos os erros

Erros Cadastrais

A atualização dos campos pode ser realizada no intervalo desejado pelo provedor, bastando realizar a configuração da coleta.


Dashboard: Validador de faturamento


A NFCom possui uma serie de campos obrigatórios para ser emitida, um dos principais problemas encontrados são tentativas de integrar notas fiscais que não possuem código de barras da fatura. Esse painel irá mostrar as três modalidades desse impedimento, não tem fatura gerada ou tem sem remessa e/ou sem linha debitável, ou seja, para integrar uma NFCom a fatura precisa estar gerada e integrada ao banco.

Validador Faturamento


Emissão NFCom

Para emitir NFCom será necessário acessar a funcionalidade módulo financeiro - Nota Fiscal - Nota Fiscal Eletrônica - NFCom

Os painéis informados acima deverão estar corretamente higienizados para seguir com a emissão da NFCom, caso não estejam o sistema irá criar alertas e/ou impedimentos para a emissão.

Alerta validador


Os erros cadastrais de composição são impeditivos de geração das notas, uma vez que podem gerar erros graves de tributação. Já os cadastrais são alertas prévios de que na NFCom será rejeitada pela Sefaz mas não impede o usuário de continuar com a geração das notas

Alerta geração de notas


Assim que for finalizada a geração de notas por essa tela, o sistema irá executar automaticamente a integração com a Sefaz, não sendo necessária nenhuma ação por parte do mesmo.

Caso o usuário deseje acompanhar o andamento, poderá acessar o módulo de rotinas - controle de execução de rotinas.

Dashboard: NFCom Status

Após a integração ser concluída, ou seja, a rotina ser finalizada no controle de execução, poderá ser realizada a conferencia da NFCom no painel de status.

Esse painel irá tratar da NFCom já integrada ou seja é um pós validador da nota. Os campos aqui já requerem uma atenção do emissor e possuem regras de negócios diferenciadas.

Funcionamento: esse painel será atualizado/alimentado por caminhos distintos de acordo com a regra de negócios:

  • Rotina: no início da execução da rotina de notas fiscais eletrônicas o sistema irá realizar uma coleta geral das informações desse painel, mesmo que na execução da rotina tenha apenas uma única nota fiscal, o sistema irá atualizar todo o painel a fim de verificar possíveis alterações.
  • Webservice: quando um serviço de integração realiza a chamada do nosso webhook de notas fiscais https://alpha.adapter.net.br/ws/financeiro/webhook/nfcom/atualizar ao final da chamada com sucesso o sistema irá atualizar a nota recebida de acordo com os dados. Ou seja, a cada nota recebida pelo webhook a mesma será atualizada automaticamente no painel.

Autorizadas : Notas fiscais que foram integradas com sucesso e com uso autorizado pela Sefaz

Processamento: Notas fiscais que estão na fila de integração ainda sem resposta de autorização ou rejeição da Sefaz

Sem retorno webhook: Notas fiscais que já foram integradas mas não tiveram resposta de autorização ou rejeição da Sefaz

Emissão Contingência: Notas fiscais que já foram integradas no tipo emissão 2 - Contingência devido a indisponibilidade do ambiente Sefaz

Aguardando Sefaz: aguardando as informações retornadas da Sefaz como chave, protocolo etc.

Dados inválidos: quando a integração nem chegou a bater na Sefaz devido a inconsistência de dados do Adapter

Erro Sefaz Nota: rejeições da Sefaz por alguma inconsistência de dados por nota

Erro Sefaz Item: rejeições da Sefaz por alguma inconsistência de dados por item nota

Erro Sefaz Cancelamento: rejeições da Sefaz por alguma inconsistência de dados no cancelamento por nota

Sefaz Intermitente: quando o serviço oscila, tem demora na resposta mas não consta como inoperante


Os dados desse painel se encontram em tabela especifica para monitoramento das notas no módulo BI. As notas que nessa tabela se encontram diferente de Autorizadas serão exibidas na funcionalidade de notas rejeitadas da NFCom para novo envio após ajustes.


Impressão da DANFE-COM

A NFCom, se autorizada ou autorizada em contingência, poderá ser emitida por dois caminhos:

Cadastro do cliente: em dados financeiros notas fiscais botão de imprimir ao lado da NFCom.

IMPORTANTE: se ao clicar nesse botão de impressão ser impressa a fatura e não a nota é porque ela não está integrada/autorizada.

Fatura unificada: através do link da DANFE-COM na fatura unificada

Relatórios

Para conferencia dos processos de emissão da NFCom, além dos dashboards de acompanhamento com relatórios individualizados por widgets, o Adapter irá disponibilizar os seguintes relatórios

NFCom - XML Item Nota : permite a visualização de dados na ordem do XML da Danfe-Com para conferencia de dados. Relatório agrupado por itens.

NFCom - XML Nota: permite a visualização de dados na ordem do XML da Danfe-Com para conferencia de dados. Relatório agrupado por nota.

FATURAMENTO - Controle Integração NFCOM SEFAZ: visualiza erros retornados pela Sefaz.

FATURAMENTO - Controle Integração NFCOM Adapter: visualiza erros ocorridos antes da integração na Sefaz.

FATURAMENTO - Total de NF por Serviço (Analítico) : mantêm a estrutura atual do relatório e inclui novos campos pertinentes a NFCOM.


Contestação

Conceito: Contestação de NFCom é um evento registrado na SEFAZ pelo tomador do serviço (ou por seu representante) para manifestar discordância formal de uma NFCom já autorizada — por exemplo, por cobrança indevida, valores/serviços divergentes ou vínculo indevido. Em virtude dessa exigência o sistema disponibilizou uma nova funcionalidade conforme segue.

Informações relevantes sobre a NFCom que refletem sobre a contestação

Ao emitir a NFCom, tudo que impacta o valor da fatura deve constar como item na NFCom, com o tratamento fiscal correto (tributado, isento, não incidência, terceiro, etc.). Ou seja, de acordo com essa regra, uma fatura contenha dados de todos os modelos de nota ainda deverá, mesmo emitindo a nota dos outros modelos declarar esses itens na NFCom.

Exemplo legado (Anterior a NFCom) Valor plano: 100,00

Exemplo contestação

Então seriam emitidas 3 notas de cada modelo com o valor total dos itens do plano

Exemplo nova regra

Exemplo nova regra

Nota de débito no valor 20,00

NFSe 50,00

NFCom 100,00 de acordo com o valor de fatura

Ou seja, os itens que são tributados por ISS ou apenas impostos federais não tem o modelo alterado, apenas informados na NFCom em caráter informativo.

A partir desse ponto podemos concluir algumas regras de negócios importantes para o funcionamento correto da NFCom e contestação

  • As faturas devem ser emitidas e transmitidas ao banco antes da integração da NFCom com a Sefaz
  • Todos os demais modelos de nota deverão estar emitidos antes da integração da NFCom com a Sefaz, pois o valor enviado para a integração é sobre itens de nota e não sobre fato gerador (faturamento mês/extrato)
  • Faturas/Faturamentos com notas fiscais já emitidas não podem mais sofrer ajustes diretos (edição de valores, cancelamento etc.). Se tem nota emitida independente de ser NFCom ou não a fatura deve ser contestada.
  • A NFCom portanto deve ser o ultimo passo da geração do faturamento a fim de garantir todas as dependências de sua emissão.


Configurações:

Permissão de usuário: atribuído de acordo com a alçada de aprovação no provedor, o usuário precisará receber permissão separada de contestar e aprovar ou ambas.

APROVAR REPROVAR CONTESTACOES - EF15 CONTESTAR EXTRATOS NOTAS - EF14

Motivos de contestação: devem estar previamente cadastrados e seguindo a codificação oficial da Confaz .

Finalidade de emissão : devem estar previamente cadastrados e seguindo a codificação oficial da Confaz.

Realizar contestação: acessar o cadastro de clientes - dados financeiros - faturas - botão contestar


Ao clicar na opção serão apresentados os itens da fatura a ser contestada

IMPORTANTE: se a flag para selecionar o item não aparecer eventualmente é porque o item não possui nota fiscal emitida e não pode ser contestado e pode ter ocorrido alguma falha no sistema.

Contestar fatura


A contestação pode ser realizada:

  • Apenas um item da fatura
  • Vários itens da fatura
  • Todos os itens da fatura
  • Valor integral dos itens (deixar fatura zerada)
  • Valor integral de alguns itens e etc.

Ao marcar o sistema irá apresentar os campos abaixo para preenchimento das informações


Estratos a contestar


Ao informar os valores de desconto o sistema irá automaticamente calcular os novos valores

Será obrigatório informar o motivo e a observação. A data de novo vencimento é opcional

Confirmar a contestação não tem nenhuma ação no sistema, apenas irá gravar a informação. Se o usuário possuir permissão ele poderá analisar/aprovar o registro


Ao clicar em analisar :


Analisar contestação


Usuário poderá reprovar e apenas ficará registrada a solicitação sem nenhuma ação sobre as notas e faturas do cliente.


Analise contestação


Ao aprovar terá uma serie de regras de negócios de acordo com os cenários de data de emissão da nota x data de contestação

a) Contestação de faturas em aberto

Dentro do mês de emissão, se a contestação da fatura ocorrer dentro do mesmo mês em que a(s) nota(s) foi(ram) emitidas então o comportamento do sistema será:

  • Cancelar a(s) nota(s) contestada(s) independente do modelo
  • Cancelar a fatura e faturamentos mês vinculados a(s) nota(s)
  • Gerar novos faturamentos com novos valores e vencimento se informado.
  • Emitir uma nova fatura com novo valor e novo vencimento se informado
  • Realizar a integração imediata da nova fatura para casos em que a forma de cobrança do cliente é do tipo eletrônica.
  • Emitir a(s) nova(s) nota(s) com novo(s) valor(es)
  • Criar um registro de controle de integração automático para a nota NFCom (se houver) emitida

Fora do mês de emissão:

  • As notas do tipo ND e NFSe não devem sofrer cancelamento fora do período portanto nada deve ser feito em relação a elas e não devem ser geradas novas a fim de não causar bitributação ao provedor
  • Emitir uma nova fatura com novo valor e novo vencimento se informado
  • Realizar a integração imediata da nova fatura para casos em que a forma de cobrança do cliente é do tipo eletrônica.
  • Se a contestação possuir um ou mais itens dos modelos NFCom ou Modelo 22/21 então o sistema deverá gerar uma nova nota de substituição (Finalidade emissão 3) com novos valores informados. Nesse cenário a NFCom deverá conter apenas os itens de NFCom ou modelo 22/21.
  • Criar um registro de controle de integração automático para a nota NFCom (se houver) emitida

b) Contestação de faturas pagas

  • A contestação de faturas pagas não irá gerar efeito de cancelamento e geração de novas notas em nenhum contexto, seja a contestação realizada dentro ou fora do mês
  • Emitir uma nova fatura com novo valor e novo vencimento se informado
  • Realizar a integração imediata da nova fatura para casos em que a forma de cobrança do cliente é do tipo eletrônica.
  • Lançar o valor contestado no controle de crédito fatura com o tipo de crédito CONTESTAÇÃO
  • A rotina de controle de créditos de fatura deverá estar configurada para ao executar verificar se o cliente possui fatura em aberto e lançar o valor como desconto contestação nas informações adicionais de fatura
  • A rotina também deverá criar um registro de fatura alterada para atualização do valor de fatura no banco da forma de cobrança
  • A rotina de integração automática de remessa deverá registrar essa alteração no banco eletronicamente

INTRANET

ESTOQUE

OPERACIONAL

RELATÓRIOS

REDES

ROTINAS

TELEFONIA

APLICATIVOS

API's

CENTRAL DO ASSINANTE