Outubro 2025
AUTENTICAÇÃO
COMERCIAL
Tempo para reprovisionamento
Para possibilitar o ajuste no tempo de reprovisionamento da ONU em casos de falha por algum motivo, foi criado a chave de configuração TEMPO_MINIMO_REPROVISIONAR_ONU_APLICATIVO_TECNICO (modulo comercial) onde deverá ser setado o tempo mínimo (em segundo) entre uma tentativa e outra de provisionamento da ONU.

Caso o valor da chave esteja vazia será levado em consideracao 300seg (5minutos) entre um provisionamento e outro.
Alteração Wi-fi - ONU Parks
Desenvolvido método de alteração das informações de wi-fi do equipamento ONU Parks onde a alteração é realizada por API REST.
Para possibilitar a alteração das informações de wi-fi via tela de gerenciar conexões através de API, foi criado um novo tipo de integração referenciando a nova tabela TB_GerenciadorDispositivoIntegradora a partir dela deverão ser pré-configurados a integradora (em modulo integração Integração-> Integradoras), as URLs de autenticação (em modulo integração ->Integração ->URLs de autenticação) e URLs (em modulo integração->Integração-> URLs ) e as ações que realizarão a interação na integradora ( em modulo integração-> Integração ->Ações de integradoras de gerenciador dispositivo)




OBS: para mais detalhes consulte disponibilidade e configuração com suporte técnico .
Para utilização da funcionalidade ainda será necessário configurar a chave de configuração (modulo comercial) ID_INTEGRADORA_GERENCIADOR_DISPOSITIVO e a permissão ALTERAR DADOS WIFI - CL95, quando configuradas ficará habilitado o botão "Alterar Wifi"

Foi criado também a nova flag "Utiliza gerenciador de dispositivos" no cadastro de fornecedores de equipamento (em Comercial-> Tabelas de apoio-> Fornecedor de Equipamento-> Cadastro)

Regra:
Caso a permissão e chave mencionada estejam ativa/preenchida e o modelo de fornecedor esteja com a flag "Utiliza gerenciador de dispositivos" marcada, a alteração de informações do wi-fi só será possível pelo botão "Alterar WIFI" onde realizará interação na integradora previamente cadastrado. Os campo SSID Wifi e Senha Wifi estarão desativados para edição;
Caso a permissão e chave mencionada estejam ativa/preenchida e o modelo de fornecedor esteja com a flag "Utiliza gerenciador de dispositivos" desmarcada, os campo SSID Wifi e Senha Wifi estarão liberados para edição;
Caso a permissão e chave mencionada estejam desativada/sem preencher, os campo SSID Wifi e Senha Wifi estarão liberados para edição;
FINANCEIRO
Senha em fatura
Para a funcionalidade foi criado a chave de configuração (em modulo financeiro) “SENHA_PDF_FATURA” (valor 0 ou 1).

Caso esteja com valor = 1 todos os envios de faturas no sistema web ou através de rotinas terão o arquivo gerado (.PDF) criptografado com senha, de modo que utilizará os 5 primeiros dígitos do CPF/ CNPJ.
O processo de envios de faturas seja através do sistema web ou através de rotinas não sofreu alterações, desta forma, estando com a chave “SENHA_PDF_FATURA” configurada com valor =1, após a realização do envio da fatura, ao tentar abrir a fatura será solicitado a senha para abertura:

Novos fields para termo de inativação
Foram criados novos fields para retornar a informação de DataInativacaoTemporariaInicio e DataInativacaoTemporariaFim nos modelos de contrato :inativacaoTemporariaInicio e inativacaoTemporariaFim
Obs: para implementação consulte suporte técnico.
INTEGRAÇÃO
Integração NFCOM
A NFCom (Nota Fiscal de Comunicação) é um novo modelo de nota fiscal eletrônica criado para substituir documentos fiscais usados por empresas de telecomunicações e comunicação, como telefonia, internet e TV por assinatura. Atualmente os modelos 22 e 21. Ela foi desenvolvida para padronizar, modernizar e facilitar a emissão e o controle dessas notas, utilizando um formato eletrônico semelhante ao da NF-e (Nota Fiscal Eletrônica de produtos).
Com a NFCom, os dados são transmitidos em tempo real à Sefaz (Secretaria da Fazenda), garantindo mais transparência, segurança fiscal e integração entre sistemas.
Configurações:
Permissões de usuário: Para emissões no Adapter o usuário irá precisar da permissão GERAR NOTAS FISCAIS ELETRONICAS - NF07 atribuída ao seu perfil;
Finalidade de emissão de notas: Cadastrar seguindo a codificação oficial do Portal da Nota Fiscal Fatura de Serviço de Comunicação Eletrônica - SVRS (https://dfe-portal.svrs.rs.gov.br/Nfcom/Servicos)

ATENÇÃO: Os registros dessa tabela NÃO devem ser alterados a menos que haja publicação de portaria da Sefaz, instrução normativa ou algo que o valha solicitando ajuste.
Cadastro de cidades: deverá ter informado obrigatoriamente para os municípios os campos : Nome da Cidade no IBGE, Código Cidade no IBGE e Código da UF no IBGE.
Classificação fiscal: para informar o tipo de item, possui codificação oficial do convenio 115 mas será enviado na integração da NFCom.
Motivo de contestação: a funcionalidade de contestação de valores será explicada mais adiante, mas devemos deixar cadastrados os motivos de contestação de acordo com tabela oficial da Confaz.
Natureza da receita PIS/COFINS: com registros oficiais para vinculo no cadastro de composições.
CST PIS/COFINS: códigos de situação tributária de itens com registros oficiais para vinculo no cadastro de composições.
Modelo de notas fiscais: Será necessário realizar o cadastro de um novo modelo de notas fiscais com os seguintes parâmetros a serem observados para NFCom.
- Código do modelo: 62
- Série :1
- Pode cancelar fora do período: não marcar
- Integrada: SEFAZ
- Integradora: informar quem será a emissora cadastrada mais adiante no módulo integração
- Incidência de impostos: informar cada imposto e respectivas alíquotas para o modelo
COMPOSIÇÕES FISCAIS:
Deverão ser cadastradas observando os seguintes campos regulamentados pela NFCom.

Pagina principal – mantêm os dados atuais sem alterações relevantes
Dados fiscais – Gerais: Possui campos importantes para emissão da NFCom e deverão ser preenchidos com dados corretos para cada campo
- Modelo de nota fiscal: NFCom
- Grupo composições fiscais: Agrupador utilizado para emissão da fatura unificada no Adapter. As composições que compõe um determinado grupo terão o valor somado no campo da fatura conforme exemplo abaixo:

- CFOP: pode ser informado na composição caso o item possua CFOP especifico, caso seja deixado sem informação, irá considerar para emissão da nota o CFOP informado no cadastro de clientes.
- CNAE: não precisa ser informado para NFCom, apenas para notas eletrônicas de serviço (Prefeituras) NFSe
- Tipo de serviço: tabela já utilizada na integração com o convenio 115, também conhecida como tabela de utilização, se trata de tabela oficial e não deve ser alterada no sistema.
- Classificação fiscal: Está diretamente relacionada ao tipo de serviço selecionado no combo anterior, também se trata de tabela oficial registrada no convenio do ICMS 115 e será enviada nos itens de NFCom
- Observação fiscal: informar caso haja. Será impressa no campo de informações complementares da NFCom.
Dados fiscais – Impostos Federais: deverão ser informadas as incidências de acordo com a natureza do serviço.
- Natureza da receita - Informar de acordo com a tabela de receitas, em Telecom é usado geralmente os códigos 01 ou 11
- Código de Situação tributária PIS/COFINS - Informar de acordo com o recolhimento dos impostos informados nas alíquotas no geral por exemplo:
Se informado alíquota PIS/COFINS então código da situação será geralmente 01 Se informado alíquota zero para PIS/COFINS código da situação será geralmente 08

Dados fiscais – Impostos Estaduais: ICMS - Informar a alíquota se houver, se não houver incidência informar para NFCom opção OUTROS. Geralmente ao informar opção outros deve ser informada observação fiscal relativa a não contribuição para o serviço.
Dados fiscais - Impostos municipais Não há incidência uma vez que serviço de telecomunicações é tributado pelo estado e não pelo município

Importante
Como pode ser observado as incidências de impostos foram informadas ao cadastrar modelo de nota e também no cadastro da composição fiscal. As informações inseridas no modelo servem apenas de referencia para que o usuário não cometa erros ao realizar o cadastro das composições. Ao cadastrar uma composição onde a informação tributária for diferente do modelo da nota o usuário irá receber o alerta conforme no exemplo abaixo

No módulo integração iremos realizar o cadastro do tipo de integração Nota Fiscal Eletrônica, pois a mesma servirá para outros modelos de nota além a da NFCom
Obs: consulte disponibilidade da integração previa com suporte técnico.
Assim como para outras integrações, será necessário o cadastro prévio do Tipo de integração, Integradoras, Servidores de integração, certificados, Urls e Ações de integradora de nota fiscal para que realizem integração na plataforma de integração de notas fiscais.

Cadastro empresa/responsável pela emissão da nota junto a Sefaz que está relacionada ao tipo, ou a Sefaz do estado onde será emitida a NFCom:

